top of page
  • Foto do escritorKarina Hereda

Vida, obstáculos e superação: os desafios do “chegar lá”

“Se sua mente não está nublada por coisas desnecessárias, esta é a melhor estação da sua vida” (Wu-Men).

A pandemia nos fez enxergar e nos perceber com outros olhos que há muito não enxergamos. Nisso, veio a mudança pessoal e profissional como modalidade de trabalho home-office. Além das demandas exigidas pelo trabalho e das intermináveis planilhas, somada aos a fazeres domésticos, há ainda aquela outra “lista pessoal” íntima de cada um de nós.

Listar tarefas, assim como risca-las quando concluídas, ainda deixa um certo vazio e falta de dever cumprido.


Quando Jung, o psicólogo suíço, tirou um tempo de sua agenda para visitar diversos povos no mundo, ele encontrou uma tribo que lhe perguntou porque os ocidentais eram tão inquietos, sempre parecendo querer uma outra coisa, sem a habilidade de ficar quieto e conversar com calma. Essa percepção sobre nossa cultura esclarece como vivemos num modo cada vez mais acelerado, com a cabeça no futuro buscando algo que não aconteceu. Além dos transtornos de ansiedade, que geram sofrimento e distorcem nossa visão da realidade, deixamos também de aproveitar o caminho.

Nós frequentemente queremos X. Pode ser ter um relacionamento, ganhar mais dinheiro, ter um emprego melhor ou uma promoção, comprar mais objetos (casas, carros, motos, tecnologias ou o que for), ou seja, a ideia fundamental é:

“Quando isso acontecer, serei feliz”


Mas porque não desfrutar do caminho?


Aproveitar o caminho


A vida corrida, os modelos prontos impostos pela sociedade e nossos paradigmas, nos cegam da grande vantagem de aproveitar nossa jornada antes da conquista do objetivo ou propósito. Independente do objeto que buscamos, sejam carros, motos, roupas, livros, há algo além do status e conhecimento de títulos. É importante perceber dois pontos importantes:


Esquecemos facilmente aquilo que conseguimos

O mito do quanto mais se conquista mais seremos felizes é facilmente imposto nas nossas mentes.


Pouco se fala sobre a jornada, o caminho, o processo. É aí que está o aprendizado e os momentos marcantes. São os pequenos passos e as pequenas conquistas que nos tornam grandes.

“Ao conseguir o que queremos, temos um momento de satisfação, não pelo prazer (do conseguido), mas sim por não estarmos mais ávidos.” – Jack Kornfield




Problemas virão, coragem também!

Na nossa cabeça criamos um mundo ideal. Como gostaríamos que as coisas fossem. Como seria a vida perfeita. Então traçamos planos e vamos em busca daquilo. Mas a realidade não é uma linha reta entre A e B e algumas pedras e desvios irão surgir no caminho. Independente de você, os problemas surgirão, quer queira, quer não. As adversidades surgem.

Talvez você tenha perdido o emprego e agora esteja passando por dificuldades financeiras.

Talvez você tenha se acidentado e agora está com uma limitação física.

Talvez seja um problema de relacionamento. Passou por um processo de separação ou teve uma briga com alguém da família.

Talvez seja um problema profissional. Um projeto que deu errado.

Problemas fazem parte da vida. Mas o importante é que você tem a capacidade de passar pelos momentos difíceis e seguir em frente.

Lembre-se dos dois pontos que citei acima: esquecemos facilmente das nossas conquistas e a ânsia de sempre buscar mais e mais nos cegam. Lembre de alguns dos maiores desafios que você já teve na vida. De uma forma ou outra você superou-os e ainda está aqui. Talvez desviando um pouco do plano. Mas ainda está aqui. Sobreviveu de alguma maneira. Isso não quer dizer que sempre haverá sucesso nas coisas que nos propusermos a fazer, haverá falhas, mas SEMPRE haverá aprendizado. Você será uma outra pessoa e aprenderá com os erros.

Todas as histórias de gente interessante e de grandes feitos no mundo, são histórias de superação, derrotas e vitórias sobre grandes obstáculos.

Então o primeiro passo é saber que é possível e ter a coragem de encarar o que surgir e seguir em frente.

Vamos a algumas dicas para ajudar você nessa jornada. Separei alguns pontos importantes que podem te ajudar a enfrentar momentos mais difíceis.


1 - Problemas fazem parte da vida

Sim. Aceitemos isso! Os desafios estão aí pra todos, são diferentes para cada um, mas estarão presente na vida de todos.

Se você trabalha, terá dificuldades no trabalho. Se é casado, terá dificuldades no casamento. Se tem filhos, terá dificuldades com os filhos.

É preciso aceitar que os problemas fazem parte da vida. Não é exclusividade sua. Eles servem para contribuir com o nosso desenvolvimento como humanos


2 - Amplie sua visão, veja a situação por outra ótica

Traga um pouco de perspectiva para o seu problema. Quando algo acontece de errado, analisamos exclusivamente sob a nossa visão limitada, nossa míope realidade. Afaste um pouco do problema, respire.

Em vez de ficar pensando somente nisso, expanda sua visão para outras áreas da sua vida e veja quanta coisa boa você tem. Quantas coisas dão certo e são motivo de alegria.

Perceba o que estão dando certo e seja grato por isso. A motivação virá daí.

Pessoas vivem em situações piores que a sua, basta sair as ruas e se deparar com essa realidade. As coisas estão difíceis para você, mas a degraus e obstáculos que você já superou e que muitos ainda estão vivendo e tendo dificuldades.


3 - Positividade sempre

A realidade é neutra. Ela é o que é e a percepção negativa ou positiva que jogamos em cima dela é nossa. Para uns, algo foi bom por ter acontecido, já para outros envolvidos no mesmo ocorrido, não foi prazeroso.

Um emprego que se encerra pode ser visto como algum ruim. Ou pode ser visto como uma oportunidade de mudança de área, ou até mesmo de atitude para abrir seu próprio negócio.


4 - A dificuldade é uma excelente mestra

Digamos que você investiu num negócio e o negócio não deu certo. De qualquer forma serviu como um grande aprendizado. Tenho certeza que quando vier situações parecidas, sua postura e ações serão completamente diferentes. O aprendizado é íntimo e ninguém tira da gente.

Quando algo indesejado acontecer, pergunte-se: “Qual a lição que tiro disso para que não aconteça novamente no futuro?”


5 - Firme no Comprometimento

Quando vem a calmaria, dificilmente estamos sendo desafiados. Sendo assim, é mais fácil manter o comprometimento nas coisas que focamos. O desafio está quando surgem as grandes dificuldades. Aquelas que tiram você da sua zona de conforto. É aí que você demonstra a sua força.

A real importância daquilo que é feito por nós, está no nível de comprometimento. Por mais que pareça difícil, siga em frente. A frase pode parecer clichê, mas são exatamente essas palavras que precisam ser lembradas nesses momentos nebulosos. Ás vezes, tudo pode parecer sem sentido e começamos a duvidar de nós mesmos, como falei anteriormente, esquecemos de onde viemos e o que já passamos. Siga em frente!


6 - Tome uma atitude, mas peça ajuda quando necessário.

Reclamar não diminuirá a distancia do alpinista até o topo. A vida te cobrará algumas atitudes para subir um degrau. Concentre-se na solução. Elabore um plano. Discuta o seu plano com outros em quem confiar se achar necessário. Saiba que lá fora existem pessoas que podem ajudá-lo. Use isso. Pode ser um amigo, um familiar, um colega. Profissionais da área de psicologia estão disponíveis também para auxiliar nessa busca por objetivos e, no mais importante, o seu autoconhecimento.



 

Karina Hereda

CRP 03/10813

Agendamentos via whatsapp ou direct

Link para agendamentos no perfil

Disponível via direct

Atendimento online de qualidade


10 visualizações0 comentário
bottom of page