top of page
  • Foto do escritorKarina Hereda

Pandemia e Solidão

Brasil é um dos países onde mais se sente solidão, de acordo com pesquisas que ouviu 23 mil pessoas de 28 países.


Um levantamento realizado neste ano, 50% de mil pessoas entrevistadas no Brasil, afirmaram sentir solidão, seja com baixa ou alta frequência.

Pela pesquisa realizada pelo instituo Ipsos, o percentual chega a ser maior, em seguida bem os turcos com 46%, indianos com 43%.

Destrinchando os dados da pesquisa, muitos participantes brasileiros afirmaram que o sentimento de solidão aumentou nos últimos seis meses meses — 21% disseram que o último semestre deve impactar em sua saúde mental no futuro.


Marcos Calliari, presidente da IPSOS no Brasil afirma que o brasileiro sofreu demais na pandemia, seja com os números assustadores de contágios e de mortes, seja com o longo período de quarentena.

"Houve também muita turbulência em relação às informações e procedimentos sobre a pandemia. As pessoas ficaram e estão muito confusas e tristes sobre isso", acrescenta Calliari.

Costumes muito fortes aqui no Brasil, como festas de Natal e ano novo, onde nos reunimos com a família para festejar mais um ano, foram cancelados devido ao distanciamento social, agravando mais ainda o sentimento de solidão. "O brasileiro é um povo bastante gregário. Gosta de estar com a família no Natal e no Ano-Novo", explica Calliari.

Morando só e solidão, como lidar.


Até mesmo para os introvertidos, a solidão afetou o psicológico e o comportamento.

Vera Iaconelli, doutora em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo) e diretora do Instituto Gerar, diz que a estranheza do momento se baseia no fato de que, na quarentena, a solidão é forçada.

Segundo ela, essa situação é uma privação de uma experiência importante, porque nós somos "seres de laço. Mesmo antes da pandemia o contato social estava cada vez mais estreito, e tínhamos a possibilidade de gastar nosso tempo com atividades para não pensar sobre sentimentos, angustias ou, até mesmo sobre a direção que nossas vidas estão indo. Agora, na pandemia, somos obrigados a lidar com essas situações quase o tempo todo. Para quem não refletia sobre a vida, ter que refletir todo isso de uma só vez agora é algo que pode gerar muita angustia.




Solidão com a família


Não são apenas os que moram só que são afetados pela solidão. Algumas pessoas que moram com familiares também estão encarando a solidão pelo fato de não se conectar com a família e acabar convivendo com eles de uma maneira forçada.

Esse sentimento agrava quando cada um fica focado no trabalho e sem determinar um tempo para si e para atividades em coletivo. Sem tempo para os filhos, para o parceiro e acaba isolado dentro de suas atividades.


Estreitar os Laços


Para que se amenize o sofrimento, é preciso pensar como se convive com essa solidão, porque ela faz parte da vida, como os estudos mostram. Vale lembrar que essa situação que estamos inseridos não durará para sempre, refletir sobre a solidão nessa época é de extrema importância para o autoconhecimento e adaptação a situações futuras.

A tecnologia está aí para suprir não só necessidades profissionais. Video chamadas e ligações de voz são meios de se comunicar com quem está distante e se tornar mais presente. Busque conversas prazerosas e de qualidade, sei que o momento é de dificuldade e poucas pessoas estão aberta a um diálogo mais profundo, mas vale a pena tentar.

Por fim, tente criar uma rotina saudável, como por exemplo tomar um pouco de sol por 15 minutos todos os dias. Tente acordar e dormir no mesmo horário, fazer todas as refeições do dia, abrir as janelas e fazer atividades físicas. Tudo isso gera uma qualidade de vida melhor e você pode ter um pouco mais de prazer dentro de casa, mesmo que sozinho. O momento agora exige paciência e coragem. Utilizar todas as ferramentas disponíveis para enfrentar essa sofrimento e essa sensação de solidão extrema. Busque ajuda, se possível. A terapia lhe ajudará a se entender melhor, a lidar com seus problemas internos. Isso o auxiliará nesse momento de quarentena.




Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56275133

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/02/como-e-morar-sozinho-na-pandemia-e-como-lidar-com-a-solidao



6 visualizações0 comentário
bottom of page